domingo, 7 de março de 2010

DICAS PARA ARMAZENAR MEDICAMENTOS EM CASA

Todo mundo sempre tem em casa uma "farmacinha". E na maioria das vezes essa "farmacinha” tem remédio pra tudo. O que sobra de tratamentos vai pra “caixinha”. Porém devemos ter muito cuidado, para conservar os medicamentos de forma adequada, para que os mesmos não percam suas propriedades, mesmo dentro do prazo de validade, e nem venham ser usados de forma incorreta.

- A maioria dos medicamentos são sensíveis à luz. Portanto, conserve-os sempre na sua embalagem original, que foi exaustivamente testada para proteção do produto. É importante que todo e qualquer medicamento fique longe da luz direta.
- Entre os vilões que deterioram medicamentos, a umidade é um dos mais importantes. Mesmo as soluções devem ser protegidas da umidade, por ter efeito deletério sobre a rotulagem do produto. Mantenha os medicamentos em local seco, preferencialmente em prateleiras, afastados das paredes e nunca no armário do banheiro e em cima da geladeira.
- O calor é outro grande vilão que atua contra a qualidade: a princípio todo e qualquer medicamento deve ser conservado em temperaturas inferiores a 25ºC. Contudo, vários medicamentos requerem condições especiais de conservação e transporte.
Leia atentamente na embalagem externa as condições indicadas de temperatura e armazenagem respeitando-as sempre, às vezes acontece do medicamento precisar ser guardado dentro da geladeira.
-Limpeza: essencial em qualquer situação. Mantenha os medicamentos livres de pó, partículas e mofo.
- Medicamentos devem ser armazenados isoladamente de cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria, etc.
- Atenção com as pragas domésticas. Os medicamentos devem ser guardados em salas protegidas da entrada de insetos, roedores e aves.
Periodicamente, você deve providenciar a higienização do local, tendo o cuidado de proteger os medicamentos do contato com substâncias utilizadas na limpeza.
-Não se deve jogar medicamento que tenha sobrado, mesmo após o cumprimento de todo o tratamento, pelo ralo, ou dentro da pia. Deixe num posto de saúde mais próximo ou no hospital que eles tem o destino mais correto para o medicamento.



ALGUMAS DICAS PARA ARMAZENAR MEDICAMENTOS EM CASA

1- Nunca guarde medicamentos na COZINHA e ARMÁRIO DO BANHEIRO (Locais de maior calor e humidade da casa);
2 - Crianças são curiosas. Evite guardar medicamentos em locais de fácil acesso. A diferença entre um medicamento e um veneno é a dose.
3 - Tome muito cuidado com a validade desses medicamentos. Normalmente eles ficam esquecidos por anos nas "farmacinhas" das casas.
4 - Em geral Soluções e Suspensões, após abertas, diminuem drasticamente seus prazos de validade. Siga o que recomenda o fabricante.
5 - Medicamentos Termolábeis (como insulina) em geral, na geladeira, não devem ser guardados na porta (grande variações de temperatura) nem no congelador (temperatura muito baixa).

Em caso de dúvida quanto a conservação não reutilize o medicamento. Caso tenha mais alguma dúvida sobre a melhor forma de guardar os medicamentos, pergunte ao seu farmacêutico. http://formspring.me/ofarmaceutico

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela iniciativa, Patrick! Este blog é mais uma ferramenta de informação em nossas mãos. Compreender mais sobre os riscos da automedicação tornou-se uma necessidade, pois, infelizmente, a sociedade brasileira possui aproximadamente 200 milhões de “farmacêuticos”, Cada um se medicando ao seu modo. Acredito que você irá nos direcionar a não cometer o erro da automedicação.
    Conhecer os meios corretos de armazenar, conservar e utilizar os medicamentos é fundamental. Tenho certeza que este blog será um referencial em sua área de atuação. Parabéns mais uma vez!

    ResponderExcluir
  3. Valeu George! Espero ajudar de alguma forma aos usuários de medicamentos.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  4. Eu guardo os medicamentos na cozinha, mas dentro de um armário onde não entre calor nem humidade. Não há problema, pois não?

    ResponderExcluir
  5. A cozinha e o Banheiro são os locais da casa com maior calor e humidade. Sugiro guardar os medicamentos num armário, longe de crianças em um local mais arejado.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Patrick, pelo excelente trabalho, se todos profissionais contribuisse com um pouquinho a ajudar o proximo como vc fez, o mundo seria diferente, espero que daqui 1 ano que me formar seja assim tão prestativa como vc!!!

    ResponderExcluir
  7. Obrigado! Penso que temos que fazer nossa parte e de alguma forma fazer com que o usuário do medicamento tenha cada vez mais informação.
    A informação é o melhor remédio! Grande abraço

    ResponderExcluir